21 de janeiro de 2005

Perto de Mais: Complexo q.b.

crítica

"Perto de Mais" (ou "Closer" em inglês) de Mike Nichols é a história de quatro vidas que se cruzam e intersectam. Por isso, é uma história complexa e não agrada facilmente a todos. Dan, Alice (ou Jane Jones), Anna e Larry amam-se, odeiam-se, traiem-se e estão obcecados com o amor, o sexo, a vingança. Mas sobretudo magoam-se porque se sentem magoados.
"Can't take my eyes off of you" e dois olhares cruzam-se numa rua de Londres. Dan (Jude Law) conhece Alice (Natalie Portman) e esquece Ruth. Fascinado pelo passado da namorada, Dan escreve o seu primeiro livro e conhece Anna (Julia Roberts), que o fotografa para a contracapa da publicação. Dan apaixona-se por Anna e não consegue abandonar Alice. Obcecado por Anna, Dan simula sexo virtual com Larry (Clive Owen) e combina um encontro no Aquário. Larry conhece Anna e oferece-lhe um balão. Os quatro encontram-se na exposição "Strangers" de Anna e Larry conhece Alice. Anna e Dan tornam-se amantes. Dan abandona Alice e Anna separa-se de Larry. Larry encontra Alice num clube de striptease e vinga-se de Dan. Anna faz sexo com Larry para se libertar dele e Dan descobre. Anna volta para Larry e Dan não reencontra Alice. Larry diz a Dan onde está Alice. Alice volta para Dan mas apenas por vingança e abandona-o definitivamente. A história termina e recomeça, porque "can't take my eyes off of you".
Em breves palavras, eis a sinopse de um filme. Mas o leitor não vai compreender se não ver. O memorial de pessoas que morreram para salvar a vida de outros, a voz de Damien Rice, os retratos de "Strangers" constituem alguns de vários detalhes que tornam este drama especial.
Um filme ***** com uma excelente banda sonora, quatro desempenhos excepcionais e um argumento muito bem construído por Patrick Marber.
Ana Filipa Gaspar


"If you believe in love at first sight, you never stop looking".

2 comentários:

anDrEIA disse...

Lipa,
Concordo inteiramente ctg... "Closer" é uma história complexa, que não agrada facilmente a todos... Faço parte dos poucos (ou não!) a quem o filme agradou =) Diria que é um autêntico protótipo das relações humanas com amor, ódio, traição, sexo e vingança q.b. Resumindo: um filme "closer" to reality because "Can't take my eyes off of you"...

anDrEIA disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.