8 de julho de 2005

Ler o livro ou ver o filme: qual a melhor opção?

A propósito de duas recentes re-adaptações, "A Guerra dos Mundos/War of the Worlds" (que estreou-se ontem em Portugal) e "Charlie e a Fábrica de Chocolate/Charlie and the Chocolate" Factory (com estreia nacional marcada para 11 de Agosto), o New York Times apresenta uma reflexão sobre a relação entre o Cinema e a Literatura. A conclusão é simples: o ideal é ler o livro e ver o filme.

When the Film Outshines the Novel

By CARYN JAMES
Published: July 8, 2005

"Honestly, I much prefer the book," a young-looking François Truffaut says, comparing his film "Jules and Jim" to the novel that inspired it. In an old television interview included on the recent DVD of the film, Truffaut recalls finding Henri-Pierre Roché's 1953 novel in a second-hand bookshop. "It made me sad to think it did something films couldn't do," he said of the book, which mesmerized him. "In a movie, if a woman loves two men, one man is nice and the other isn't."

Para ler em New York Times - Movies

1 comentário:

Silva Luis disse...

é evidente! o livro vem antes do filme, logo deve ser lido primeiro que visto o filme. no entanto o filme apresenta-se como um desejo de comentar, e todos os bons comentários devem ser tidos em conta. Mais quando se apresentam sob, de qualquer modo, a forma de arte. é mais do que uma simples visão, é uma visão de um suposto especialista.
bom seria que fossem proibidas as dobragens, essa máscara obscura.