No dia em que se recordam as vítimas de um dos maiores terramotos que abalou Portugal, os jornais dedicam várias páginas (virtuais ou não) ao acontecimento que mudou Lisboa e a Europa em meados do século XVIII.
A tragédia de Lisboa
Em nove minutos, a cidade ficou reduzida a escombros. Faz 250 anos que aconteceu o terramoto de Lisboa. É um dos traumas da sociedade portuguesa, que ainda hoje persegue as almas mais pessimistas. Das ruínas daquela Lisboa caótica, suja, uma vergonha como capital europeia da época, nasceu uma cidade nova, inspirada pelo iluminismo.
Para ler em Expresso Online
Um novo 1755 pode levar 2000 anos
Filomena Naves
A magnitude do sismo de 1755 já não oferece grande discussão. Os cientistas pensam que ela terá atingido o valor de 8,5 a 8,7 na Escala de Richter
Para ler em Diário de Notícias - DN Tema
Lisboa ainda não possui uma carta de risco sísmico
Fernanda Ribeiro
Duzentos e cinquenta anos após o terramoto que destruiu grande parte da cidade de Lisboa, a capital ainda não dispõe de uma verdadeira Carta de Risco Sísmico, que cruze toda a informação disponível sobre solos, parque edificado e infra-estruturas subterrâneas. Apenas o Plano de Emergência elaborado pelo serviço municipal de protecção civil dispõe de "uma aproximação muito razoável" desse documento, no capítulo das "áreas críticas de risco", considera Carlos Sousa Oliveira, presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES).
Para ler em Publico.pt
Outros artigos ou desenvolvimentos:
"Terramoto de Lisboa recordado em várias obras" em RTP - Informação
Dossiê "Especial - 250 anos do Terramoto de 1755" em Expresso Online
Dossier "Terramoto de 1755) em Publico.pt
1 de novembro de 2005
Há 250 anos a terra tremeu
Por AFG às 10:31
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário